ICEYE FORNECE DADOS GEOESPACIAIS PARA MAPEAR IMPACTO DAS ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL

A ICEYE, líder global em monitoramento satelital com tecnologia SAR, está colaborando com múltiplos parceiros para fornecer dados geoespaciais que apoiem a mobilização pela reconstrução do Rio Grande do Sul. A empresa finlandesa está coordenando o mapeamento das áreas afetadas em parceria com o Programa de Resposta a Desastres (DRP) da Esri e seus distribuidores regionais, Imagem e Codex.

Com o apoio da Esri e de parceiros locais, a ICEYE Government Solutions rapidamente mobilizou sua constelação de satélites SAR para gerar análises detalhadas sobre as inundações no estado. As informações sobre a extensão e profundidade dos alagamentos foram disponibilizadas na plataforma PainelRS (https://painelrs.com.br/), um portal público que centraliza dados das inundações para facilitar os esforços de resposta à emergência.

A inteligência geoespacial é crucial para fornecer às entidades públicas e privadas os dados necessários para responder efetivamente a desastres. As análises de inundação da ICEYE melhoram a percepção situacional dos agentes responsáveis, oferecendo detalhes sobre pontos de alagamento, áreas impactadas, mapas de abrigos e a progressão histórica das áreas atingidas.

Em 20 de maio de 2024, a ICEYE divulgou duas rodadas de análises: a primeira em 10 de maio e a segunda em 16 de maio. A companhia planeja entregar a versão final (R3) no final desta semana.

About marcelo barros

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

SIATT e ITA Celebram 40 Anos de Carreira de Executivos

Em um evento marcado por inovações tecnológicas e debates sobre o futuro da engenharia, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *