PRIMEIRO F-39 GRIPEN PRODUZIDO NO BRASIL AVANÇA PARA A MONTAGEM FINAL

A linha de produção do Gripen E no Brasil atingiu um marco importante após um ano da inauguração: a primeira aeronave completou a fase inicial de produção e agora entra na montagem final.

“Esta é uma conquista significativa tanto para a Saab quanto para a Embraer, uma vez que o primeiro caça Gripen produzido no Brasil chega à fase final de montagem”, afirmou Hans Sjöblom, gerente geral da Saab em Gavião Peixoto. Segundo Sjöblom, esta é a primeira linha de produção do Gripen estabelecida fora da Suécia, resultado de um extenso programa de transferência de tecnologia.

A aeronave passou pela montagem estrutural, na qual as quatro principais aeroestruturas – fuselagem dianteira, unidade de armamento, fuselagem central das asas e fuselagem traseira – são unidas. Nessa fase, os tanques de combustível são selados, testes de pressão são realizados no cockpit e nos tanques, e medições geométricas são efetuadas. Ao final, é feita a limpeza, pintura interna e aplicação de verniz anticorrosivo.

Walter Pinto Junior, COO da Embraer Defesa & Segurança, destacou que os profissionais da Embraer passaram por extenso treinamento na fábrica da Saab em Linköping. “O conhecimento adquirido na Suécia não apenas enriqueceu nossa equipe, mas também trouxe tecnologias avançadas para a Embraer, contribuindo para nosso crescimento e inovação contínuos”, afirmou Pinto Junior.

Na fase de montagem final, a aeronave passa por três estações: na primeira, a fuselagem recebe cabos e canos; na segunda, são instalados aviônicos, unidade auxiliar de partida (APU), motor, rádio e estabilizador vertical; na última, o software é instalado, testes funcionais são realizados e a aeronave recebe a camuflagem operacional.

Concluída essa etapa, inicia-se a fase de preparação de voo, onde sistemas como navegação, combustível e controle de voo são calibrados, o motor é acionado pela primeira vez e ensaios em voo são conduzidos para garantir o funcionamento conforme o projeto. Após os testes, a aeronave é transferida para o hangar de entrega ao cliente.

O primeiro Gripen E produzido no Brasil será entregue à Força Aérea Brasileira em 2025. Além desta aeronave, um segundo caça está finalizando a montagem estrutural e um terceiro iniciará a produção em julho.

A linha de produção do Gripen no Brasil

A Saab e a Embraer inauguraram a linha de produção do Gripen E no Brasil, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP), em 9 de maio de 2023. No local, estão sediados o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN) e o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), integrando desenvolvimento, produção e testes da aeronave no Brasil. A Força Aérea Brasileira contratou a produção de 15 das 36 aeronaves atualmente previstas.

About marcelo barros

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

SIATT e ITA Celebram 40 Anos de Carreira de Executivos

Em um evento marcado por inovações tecnológicas e debates sobre o futuro da engenharia, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *