SAAB: tecnologia no novo centro de testes de tráfego aéreo digital da Bélgica (DIVULGAÇÃO SAAB)

TECNOLOGIA DA SAAB NO NOVO CENTRO DE TESTES AÉREOS DA BÉLGICA

O provedor de serviços de navegação aérea da Bélgica, Skeyes, inaugurou seu Centro de Testes de Torres Digitais em Steenokkerzeel, utilizando a tecnologia de gestão digital de tráfego aéreo da Saab. O centro, protótipo do futuro centro de controle digital em desenvolvimento em Namur, está programado para operar em 2026, e controlará remotamente o tráfego aéreo dos aeroportos de Charleroi e Liège.

Baseado na solução de Torres Digitais da Saab (r-TWR), o centro de testes tem como objetivo treinar controladores de tráfego aéreo e familiarizar as equipes com a nova tecnologia. Segundo Per Ahl, CEO da Saab Digital Air Traffic Solutions, “o Centro de Testes de Torres Digitais é um marco significativo na área, e estamos entusiasmados em contribuir com nossa experiência para esse projeto transformador na Bélgica.”

A Saab fornecerá e integrará tecnologias avançadas para o centro, visando maior confiabilidade e segurança. Isso inclui tecnologias de câmeras, simuladores e visualização panorâmica. Uma inovação importante é a integração do Sistema Avançado de Orientação e Controle de Movimentos de Superfície (A-SMGCS) à Torre de Controle digital, permitindo que os controladores acompanhem os movimentos das aeronaves com precisão, mesmo em condições climáticas adversas.

Além do projeto em Namur, a Saab também está envolvida no desenvolvimento de centros de controle digital em Flandres, contribuindo para a modernização do controle de tráfego aéreo na Bélgica.

About marcelo barros

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

SIATT e ITA Celebram 40 Anos de Carreira de Executivos

Em um evento marcado por inovações tecnológicas e debates sobre o futuro da engenharia, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *